Conhecendo um pouco mais sobre o mercado de audiobook, audiolivro e livro falado pude constatar a diferença que existe entre eles.
Todos são gravações dos conteúdos de um livro lido em voz alta, podendo ser encontrados em vários tipos de formato: MP3, WMA, CD etc.
Alguns são gratuitos e outros não.
As versões pagas contam com a vantagem de possuírem profissionais narradores contando a história, que ajudam na interpretação do texto. Já os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público, copyleft ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários gratuitamente. O audiolivro é ideal para pessoas que querem ler, porém, não possuem tempo para tal atividade.
O livro falado é para deficientes visuais.
Não é interpretado, não pode ter sentimento, em hipótese alguma, e nem ter efeitos sonoros, pois ele tenta ser uma versão aproximada do livro em tinta. É preciso obedecer às regras da pontuação e ter boa impostação de voz , pois parte do princípio de que quem tem de construir o sentido do que está sendo lido é o leitor e não o ledor (pessoas que usam a voz para gravar o conteúdo de um livro).
Referências: Patrícia Silva de Jesus. Letras e Vozes
quinta-feira, 21 de maio de 2009
sexta-feira, 15 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
TURMA 14
sexta-feira, 1 de maio de 2009
O início ...............
1º de Maio de 2009.
Estrategicamente, uma data perfeita para dar o ponta pé inicial de um novo desafio.
Estrategicamente, uma data perfeita para dar o ponta pé inicial de um novo desafio.
Assinar:
Postagens (Atom)